Vcs que me acompanham ao longo de mais de quinze anos de blog sabem o quanto eu amo o TIBET, e eu sei que todas nós amamos o Brad Pitt!

Recomendo o filme que eu já vi umas dezenas de vezes e não canso de assistir! A obra é uma adaptação do livro Sete Anos No Tibet que conta a HISTÓRIA REAL de Heinrich Harrer um alpinista arrogante e egoísta, que durante a segunda guerra mundial, resumidamente, foi parar no Tibet (que vcs sabem: é o berço SAGRADO DA ESPIRITUALIDADE neste nosso mundo).

E lá ele virou o melhor amigo do amado Dalai Lama (pouco abençoado o Heinrich né? Imagina que privilégio! ) e então tornou-se uma pessoa doce, amorosa e humilde.

O Tibet é O lugar ÍMPAR do mundo, dizem que está sob a comunidade intraterrena mais amorosa da Terra e seu povo é um povo ESPIRITUALMENTE raro na superfície do planeta.

Sempre estiveram isolados do resto do mundo (espertinhos né?), preservando a harmonia e a paz entre todos.

Infelizmente não podemos esquecer que eles foram cruelmente vítimas dos tiranos chineses que os mataram, torturaram e dominaram a sua terra e essa é uma das grandes causas do DALAI LAMA: recuperar o Tibet para o povo Tibetano, mas nenhum país no mundo fez nada pra ajudar. Dalai Lama vive exilado na Índia e percorre o mundo inspirando e compartilhando a filosofia do budismo tibetano, que é a minha filosofia de vida.

Quem quiser ler o livro, que eu também já li, vale muito apena porque descreve muito mais sobre o lugar, o povo e a transformação do personagem principal.

P.S. TEM NO NETFLIX

O que é doença celíaca? A doença celíaca é uma doença auto-imune grave que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, onde a ingestão de glúten leva a danos no intestino delgado. Estima-se que afeta 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo. Dois milhões e meio de americanos não são diagnosticados e correm risco de complicações de saúde a longo prazo.

Quando as pessoas com doença celíaca comem glúten (uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada), seu corpo monta uma resposta imune que ataca o intestino delgado. Esses ataques levam a danos nas vilosidades, pequenas projeções semelhantes a dedos que revestem o intestino delgado, que promovem a absorção de nutrientes. Quando as vilosidades são danificadas, os nutrientes não podem ser absorvidos adequadamente pelo corpo.

Tratamento. Atualmente, o único tratamento para a doença celíaca é a adesão ao longo da vida a uma dieta rigorosa sem glúten. As pessoas que vivem sem glúten devem evitar alimentos com trigo, centeio e cevada, como pão e cerveja.

A ingestão de pequenas quantidades de glúten, como migalhas de uma tábua de cortar ou torradeira, pode provocar danos no intestino delgado.

  • Doença celíaca não diagnosticada ou não tratada pode levar a: Condições de Saúde a Longo Prazo
  • Anemia ferropriva
  • Osteoporose de início precoce ou osteopenia
  • Infertilidade e aborto espontâneo
  • Intolerância a lactose
  • Deficiências de vitaminas e minerais
  • Distúrbios do sistema nervoso central e periférico
  • Insuficiência pancreática
  • Linfomas intestinais e outros cânceres gastrointestinais (malignidades)
  • Mau funcionamento da vesícula biliar
  • Manifestações neurológicas, incluindo ataxia, convulsões epilépticas, demência, enxaqueca, neuropatia, miopatia e leucoencefalopatia multifocal

Fonte: Sangue. 2007 15 de janeiro; 109 (2): 412-421, Biomed Res Int. 2013; 2013: 127589, Especialista Rev Gastroenterol Hepatol. 2010; 4 (6): 767-780, PMC 2009; 55: 349-365, Gut 49,4 (2001): 502-505, Ravelli, Lancet; 2007, 369 (9563): 767-78, Bai et al. “Diretrizes de Práticas da Organização Mundial de Gastroenterologia:” World Gastroenterology Organization.

Sugestão de Site: GLÚTEN INFORMAÇÃO

 

Você sabia que o chá é a segunda bebida mais popular do mundo? Durante séculos, o chá foi usado principalmente nos mosteiros como remédio ou estimulante (depois as pessoas passaram a se envenenar com remédios alopáticos por influência da ciência que é tão amada e idolatrada no nosso mundo). Hoje ele ainda é remédio, mas consumido diariamente em todo o nosso mundo. 

Vc sabe o que é tasseomancia? É a arte chinesa de ler folhas de chá! A palavra vem de a tassa (árabe), que significa xícara, e do grego -mancy, que divinação.

Os saquinhos de chá foram inventados em 1908 por acidente vc sabia? Thomas Sullivan criou pequenos sacos de seda para dar amostras de chá a seus clientes. Alguns deles pensavam que as sacolas deveriam ser colocadas diretamente no bule de chá, como um infusor de metal, em vez de esvaziadas. Assim, o saquinho de chá foi criado por acidente! 

Chai é um chá preto doce e picante da Índia feito com leite, mel, baunilha e especiarias como gengibre, cravo e cardamomo. É uma delícia!
O chá de gengibre é um delicioso chá que ajuda a prevenir resfriados e enjôos matinais, ótimo para dores de garganta. Pode ser feito com gengibre fresco ou em pó.

O chá chegou ao Canadá em 1716. Foi importado pela Companhia da Baía de Hudson e demorou mais de um ano para chegar.

O chá chegou à Rússia em 1600, quando a embaixada chinesa em Moscou deu ao czar Alexis um presente de chá.

Chás pretos são feitos de folhas que são fermentadas e depois aquecidas para remover a umidade. O calor torna as folhas pretas.

Vc sabia que chás de ervas não são na verdade chás? Porque não contêm folhas da planta, Camellia sinensis . Em vez disso, são infusões feitas de raízes, folhas, flores, sementes e/ou frutos de várias plantas.

O chá Earl Grey é aromatizado com óleo de bergamota. Bergamota é uma fruta cítrica cultivada no sul da Itália. O óleo usado no chá Earl Grey vem da casca da fruta.

No Tibete (meu lugar no mundo), o chá da manteiga é uma bebida comum. É feito de chá preto, manteiga de iaque e sal.

No Egito (louca pra ir), um chá comum é Karkade. É feito de flores de hibisco e contém muito açúcar.

O Chá de hortelã marroquina é o chá favorito feito no Oriente Médio. Eu provei no Marrocos lá no La Mamounia, e é realmente uma delícia, um perfume... Você pode fazer uma versão não tão icônica (mas igualmente deliciosa) em casa, com folhas frescas de hortelã!


Genmaicha é um chá japonês feito de chá verde e arroz integral torrado. Arroz foi adicionado ao chá para torná-lo mais alongar durante os tempos difíceis. Já o matcha é um chá verde em pó, (que está muito na moda healthy) e é usado em cerimônias de chá japonesas.

A acupuntura pode aliviar a dor e melhorar o sono, a digestão e o bem-estar emocional. A acupuntura é uma técnica de cura de milhares de anos e provém da Medicina Tradicional Chinesa.

Em 1997, os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA documentaram e publicitaram a segurança e a eficácia da acupuntura para tratar uma ampla gama de condições.

A acupuntura melhora as funções do corpo e promove o processo natural de auto-cura, estimulando locais anatômicos específicos- comumente referidos como pontos de acupuntura.

A acupuntura é reconhecida no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995, porém não é uma exclusividade da medicina por tanto, não precisa ser exercida exclusivamente por médicos (que eu acredito que são a minoria no exercício desta profissão). A acupuntura é classificada como profissão de nível técnico na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. Há cursos livres maravilhosos pelo Brasil. Ela é uma técnica amplamente utilizada para diversos fins, como aliviar a dor.

Como funciona a acupuntura? O método mais comum usado para estimular os acupontos é a inserção de agulhas finas e estéreis na pele. Pressão, calor ou estimulação elétrica podem aumentar ainda mais seus efeitos. Outras técnicas de estimulação de pontos de acupuntura incluem: massagem manual, moxabustão ou terapia de calor, escavação e aplicação de medicamentos e linativos de ervas tópicos.

A Medicina Tradicional Chinesa é baseada em uma antiga filosofia que descreve o universo e o corpo, em termos de duas forças opostas: yin e yang. Quando essas forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada "qi" e flui por caminhos específicos, chamados de meridianos, por todo o corpo. Esse fluxo constante de energia mantém as forças yin e yang em balance. No entanto, se o fluxo de energia for bloqueado, como a água ficar presa atrás de uma represa, a ruptura pode levar à dor, falta de função ou doença. A terapia com acupuntura pode liberar qi bloqueado no corpo e estimular a função, evocando a resposta de cura natural do corpo através de vários sistemas fisiológicos. Pesquisas modernas demonstraram os efeitos da acupuntura no sistema nervoso, nos sistemas endócrino e imunológico, no sistema cardiovascular, e sistema digestivo. Ao estimular os vários sistemas do corpo, a acupuntura pode ajudar a resolver a dor e melhorar o sono, a função digestiva e a sensação de bem-estar.

O que acontece durante um tratamento com acupuntura? Primeiro, seu acupunturista perguntará sobre seu histórico de saúde. Em seguida, ele examinará a forma, a cor e o revestimento da sua língua, sentirá o pulso e, possivelmente, realizará alguns exames físicos adicionais, dependendo das suas necessidades individuais de saúde. Todo atendimento varia de profissional para profissional. Usando essas ferramentas exclusivas de avaliação, o acupunturista será capaz de recomendar um plano de tratamento adequado para resolver sua condição específica. Para iniciar o tratamento com acupuntura, você se deita em uma mesa de tratamento, enquanto acupontos precisos são estimulados em várias áreas do seu corpo. A maioria das pessoas sente desconforto mínimo ou mínimo, pois as agulhas finas são gentilmente colocadas. As agulhas são normalmente retidas entre cinco e 30 minutos. Durante e após os tratamentos, as pessoas relatam que se sentem muito relaxadas.

Quantas sessões eu preciso? A frequência e o número de tratamentos diferem de pessoa para pessoa. Algumas pessoas experimentam alívio dramático no primeiro tratamento. Para condições crônicas complexas ou de longa duração, uma a dois tratamentos por semana durante vários meses pode ser recomendado. Um plano de tratamento individualizado é sempre a premissa para um bom tratamento.

Quais condições são comumente tratadas pela acupuntura? Centenas de estudos clínicos sobre os benefícios da acupuntura mostram que ela trata com sucesso condições que variam desde problemas musculoesqueléticos (dor nas costas, dor no pescoço e outros) até náusea, cefaléia enxaquecosa, ansiedade, depressão, insônia e infertilidade.

Estudos clínicos controlados por casos mostraram que a acupuntura tem sido um tratamento eficaz para as seguintes doenças, sintomas ou condições:

  • Rinite alérgica (incluindo febre do feno)
  • Cólica biliar
  • Depressão (incluindo neurose depressiva e depressão após acidente vascular cerebral)
  • Disenteria aguda bacilar
  • Dismenorréia, primária
  • Epigastralgia aguda (úlcera péptica, gastrite aguda e crônica e gastroespasmo)
  • Dor facial (incluindo desordens craniomandibulares)
  • Dor de cabeça
  • Hipertensão, essencial
  • Hipotensão, primária
  • Indução do parto
  • Dor no joelho
  • Leucopenia
  • Dor lombar
  • Mal posição do feto, correção
  • Enjoo matinal
  • Nausea e vomito
  • Dor de pescoço
  • Dor na odontologia (incluindo dor dentária e disfunção temporomandibular)
  • Periartrite do ombro
  • Dor pós-operatória
  • Cólica renal
  • Artrite reumatóide
  • Ciática
  • Entorse
  • Acidente vascular encefálico
  • Cotovelo de tenista

TATIANE RODRIGUES

                                 FOUNDER VIVER EM BALANCE®

TATIANNE RODRIGUES VIVER EM BALANCE